Quantcast
Channel: Portal Crítico
Viewing all articles
Browse latest Browse all 89

Crítica: Alien Vs Predador (2004)

$
0
0
"Aquele momento que o estúdio pensa na possibilidade de ganhar dinheiro, colocando o pior diretor para destruir ainda mais as duas franquias do cinema".

Alien Vs Predador segue a história de um grupo de pesquisadores que descobrem uma pirâmide misteriosa no meio do nada da Antártica. Porém, quando chegam no local, acabam descobrindo que é uma armadilha de duas raças alienígenas desconhecidas que estão em guerra há anos.

Alien Vs Predador é um típico de filme que pode dar/trazer um certo ódio ao espectador que for fã de Alien - O Oitavo Passageiro ou dos dois longas de O Predador (interpretador por Arnold Schwarzenegger em 1987 e o segundo filme com Dannye Glover em 1990). O por quê do grande ódio? Pelo simples fato do estúdio conseguir "destruir" literalmente os dois universos excelentes e ricos em tramas ficcionais, para trazer apenas uma ação banal num estilo bem videogame dos anos 90. Deu certo? Só pelo fato de não agradar muito os fãs dos dois universos (eu, por exemplo), com certeza o resultado foi bem desastroso.

A própria estrutura grotesca do roteiro extremamente mal escrito nos atos, nos diálogos superficiais e com explicações didáticas de dar muita raiva de assistir. Sem mencionar a preguiça total em construir motivações aos seus protagonistas e o conflito principal para a história. Comparando a trama deste filme com Alien - O Oitavo Passageiro dá uma certa tristeza de ver um longa excelente em trazer uma trama simples com estilo de"casa mal assombrada"; porém dentro de uma nave e no meio do nada no espaço. Sem falar de uma criatura desconhecida e mortal, apenas caçando as suas vítimas uma por uma. Ainda dos filmes da época de brucutus, temos O Predador com um dos mestres do gênero de ação dos anos 80 e 90: Arnold Schwarzenegger. Ver esses dois universos juntos, até que de início soou algo bom, mas depois só foi desastre atrás de desastre. Não irei nem adentrar na cronologia dos universos porque nenhum deles bate se for parar para pensar mais a fundo. Afinal temos um alien do futuro muito distante e um predador dos anos 80. Lógica em querer explicar esse detalhe não existe na trama de Alien Vs Predador.

A narrativa não é a única prejudicada pela má construção e a preguiça de elaborar algo mais complexo na união dos mundos, mas o visual consegue seguir o ritmo da desgraça e estragar mais a trama dos originais. Os efeitos especiais são toscos, dá pra ver onde é o cenário falso e real (se é que existe um cenário real neste filme) e a luta do grande alien e predador é totalmente péssima nas coreografias muito simples e sem emoção. A direção e a colaboração ao roteiro péssimo de Paul W.S. Anderson (vamos dizer que tenho um certo desprezo por esse diretor e dos filmes que ele dirige) ajuda o filme a não apresentar os seus atos e sub-tramas; e muito menos seus personagens com competência e o mínimo de coerência ao espectador.

No fim,  Alien Vs Predador foi uma jogada de marketing para ganhar uma renda nos dois universos, e que felizmente não conseguiu. Da minha parte, ganhou apenas o meu desprezo por esquecer todo o conceito e contexto de cada universo para fazer um filme de ação que valesse a pena. Mas não foi bem isso que eu vi...
Nota Final:   (RUIM)
Texto Escrito por: Ana Marta
Revisão de Texto por: Jonathan Humberto
FICHA TÉCNICA
Nome Original: AVP: Alien vs. Predator (2004)
Duração: 1h 41min.
Roteiro: Paul W.S. Anderson, Shane Salerno e Dan O'Bannon. 
Produção: Joel Silver, Walter Hill, David Giler e John Davis.
Direção: Paul W.S. Anderson.
Elenco: Lance Henriksen, Sanaa Lathan, Raoul Bova, Ewen Bremner, Colin Salmon, Sam Troughton, Liz May Brice e Tom Woodruff Jr..

SINOPSE
Uma pirâmide até então desconhecida é encontrada na Antártica através de satélites, fazendo com que uma equipe de cientistas e aventureiros seja enviada para investigar o local. Porém lá eles fazem uma descoberta atra: a pirâmide serve de abrigo para duas raças alienígenas extremamente violentas, que estão em guerra.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 89