Quantcast
Channel: Portal Crítico
Viewing all articles
Browse latest Browse all 89

Crítica | Star Wars - O Despertar da Força (2015)

$
0
0
"Aviso: O texto contem certos detalhes do filme. Caso não tenha assistido, recomendamos que não continue lendo. Obrigada pela atenção!"

Quando um novo episódio foi anunciado, após a venda da franquia para a Disney, a apreensão foi grande: aquele mundo mágico criado por George Lucas iria render mais um capítulo. O que poderíamos esperar? Mais um “Ameaça Fantasma” ou “Uma Nova Esperança”?

Felizmente, J.J. Abrams entrega um excelente trabalho que traz novos fãs para a franquia e que conforta os fãs da trilogia original. Alguns dizem ser um remake do episódio IV, mas isso não faz muito sentido. O filme é uma grande homenagem a elementos que ficaram eternizados pelos episódios IV e V, porém traz uma proposta totalmente nova. É olhar para o futuro da saga, sem esquecer o passado.

Se o Império caiu no Episódio VI, aqui ergue-se uma nova forma de autoritarismo: a Primeira Ordem. Em uma clara alusão ao nazismo, General Hux (Domhnall Gleeson) - a personificação de Hitler com seus discursos inflamados - assume a liderança de um exército de stormtroopers treinados desde crianças para servir à Ordem. Até mesmo o gestual fascista é replicado enquanto um travelling nos mostra a grandiosidade alcançada pelo exército liderado por Hux. Porém, algumas críticas que vêm sendo feitas ao roteiro é como a Ordem conseguiu crescer tanto, trinta anos após a queda do Império. Particularmente, não é uma questão que me incomoda. Há muita história para ser desenvolvida ainda e não precisamos de todas as respostas por agora.

Entre os cabeças da Primeira Ordem, o vilão Kylo Ren (Adam Driver) é o grande destaque do filme, se mostrando o melhor personagem. Ele é tudo o que pedimos para um personagem que está do lado negro da força, um ser humano. E como ser humano ele é dotado de fraquezas e medos. O seu maior medo é não se tornar tão grande quanto Darth Vader. E ele tem consciência que não é. Ren é um menino mimado, que não aceita os fracassos e tem acessos de fúria (excepcionais, diga-se de passagem). Com a máscara, ele é imponente, grande. Sem ela, ele é apenas alguém tentando ser grande. Esse o maior acerto na construção do personagem.

Além de Kylo Ren, mais dois personagens novos merecem  destaque: Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega). Finn é um stormtrooper que se rebela contra a primeira ordem após a sua primeira batalha, na qual se recusa matar pessoas inocentes. É a primeira vez que vemos um stormtrooper humanizado. E é a segunda vez que vemos sangue no universo cinematográfico de Star Wars (a primeira vez é no Episódio IV). Nessa fuga, Finn encontra Rey no planeta Jakku, uma garota solitária que espera a volta dos pais. Essa mesma Rey, mais tarde descobre o poder da força, respondendo a um chamado do antigo sabre de luz de Anakin Skywalker. A força é tão bem explorada nesse novo episódio que quem a domina consegue extrair informações da mente. E não é só isso: Kylo Ren consegue parar o raio de um blaster no ar, fazendo disso uma das cenas mais marcantes do filme.

E falando em cenas marcantes, a luta final entre Rey e Kylo Ren é algo para qualquer fã delirar. No confronto, os dois lados da força são equilibrados: de um lado uma Rey serena e calma, tentando bloquear qualquer emoção do momento; de outro, um Kylo Ren furioso e desequilibrado, assim como seu sabre de luz que não possui uma energia concentrada e reflete o desequilíbrio emocional de seu dono. SPOILERele com seu mesmo sabre de luz mal feito, em uma cena anunciada desde o início, mata seu pai, talvez o personagem mais querido de todas a saga, Han Solo (Harrison Ford) . Uma cena lindíssima e necessária, pois um ciclo se fecha. O desapego a personagens clássicos que precisam sair de cena para dar espaço aos novos.FIM DO SPOILER Mas nada aqui é frio; tudo é feito com o maior respeito aos fãs. Um grandioso recomeço. O despertar da força.
Nota  • Texto Escrito por Flávio Reis • Revisão de Texto por Jonathan Humberto
FICHA TÉCNICA
Lançamento: 17 de Dezembro de 2015; Duração: 2h 15min; Gênero: Aventura, Ficção e Ação; Direção: J.J. Abrams; Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver, Harrison Ford, Oscar Isaac, Carrie Fisher, Mark Hamill e Lupita Nyong'o.
SINOPSE
Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 89